Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Toda a jornada da 4ª CNPM em vídeos, fotos, áudios, textos e e-book

Notícias

Toda a jornada da 4ª CNPM em vídeos, fotos, áudios, textos e e-book

por publicado: 23/05/2016 12h09 última modificação: 23/05/2016 12h25
Canais de comunicação da 4ª CNPM: conteúdos de todas as conferências estaduais e livres 
Arte: Túlio Bueno

Canais de comunicação da 4ª CNPM: conteúdos de todas as conferências estaduais e livres Arte: Túlio Bueno

Brasília, 23 de maio de 2016 – Quer saber como foi construída a 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (4ª CNPM), desde o seu início, incluindo etapas como a do seu Estado? Acesse nossos canais de comunicação e confira vídeos, fotos, áudios e matérias e baixe e-book, gratuito, das conferências estaduais, das Consultas Nacionais (implementadas pela primeira vez numa CNPM) e da etapa nacional da 4ª CNPM --esta, realizada em Brasília, de 10 a 12 de maio de 2016. O processo todo envolveu diretamente mais de 150 mil pessoas nas 27 unidades da Federação.

Para ver todas as fotos, acesse nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/4CNPM/) e no Flickr (https://www.flickr.com/photos/4cnpm/albums). Vídeos e pílulas (vídeos curtos, de cerca de 30 segundos) das conferências de todos os 26  estados e do Distrito Federal, além das consultas e da etapa nacional, estão disponíveis em nosso canal no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCq8WsnnF9g8q-IQ7_2AJMTg), no Portal da 4ª CNPM (www.spm.gov.br/4cnpm) e nas redes sociais. As atividades da Conferência foram divulgadas ainda por meio do Twitter (https://twitter.com/4cnpm).

Você pode também baixar gratuitamente o livro Legados em versão digitalclicando aquiDisponível em plataforma que imita a versão impressa, ele resgataprincipalmente em imagens toda a jornada da 4ª CNPM, desde o seu início. Além dos textos e fotos da versão impressa, acrescenta links para vídeos e fotos detodas as conferências que resultaram na etapa nacional.

Etapas preparatórias - Com o tema “Mais direitos, participação e poder para as mulheres", as etapas preparatórias para a 4ª CNPM tiveram início em junho de 2015. Todos os Estados e o Distrito Federal realizaram as suas etapas estaduais. Foram promovidas conferências livres e uma Plenária Governamental, com ministérios, secretarias e instâncias do governo federal. O processo todo mobilizou diretamente mais de 150 mil pessoas nos debates. No total, mais de 2,5 mil cidades participaram de conferências municipais e intermunicipais.

Também foram realizadas consultas nacionais com grupos que tradicionalmente encontram maior dificuldade de acesso e expressão nos processos convencionais de participação social. Foram implementadas seis consultas, que garantiram voz e voto para as mulheres transexuais, ciganas, mulheres com deficiência, indígenas, quilombolas e de religião de matriz africana.

As meninas também foram ouvidas em conferência específica no Maranhão. Ali, foram debatidos temas como pedofilia, abuso sexual, gênero na educação, sexualidade e violência de gênero.