Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Ações internacionais > Articulação Internacional > Articulação Internacional > IBAS > IBAS - Fórum de Diálogo entre Índia, Brasil e África do Sul

IBAS - Fórum de Diálogo entre Índia, Brasil e África do Sul

por spm publicado 17/06/2010 15h26, última modificação 15/02/2011 09h25

IBAS - O que é?

O Fórum de Diálogo IBAS é uma iniciativa trilateral entre Índia, Brasil e África do Sul, desenvolvida no intuito de promover a cooperação Sul-Sul. Os Ministros das Relações Exteriores dos respectivos países formalizaram o lançamento do Fórum de Diálogo IBAS em encontro realizado em Brasília, em 6 de junho de 2003, do qual resultou a “Declaração de Brasília”. Os objetivos principais do Fórum do Diálogo IBAS podem ser sumariados como a seguir:
 

  • Promover o diálogo Sul-Sul, a cooperação e posições comuns em assuntos de importância internacional;
  • Promover oportunidades de comércio e investimento entre as três regiões das quais os países fazem parte;
  • Promover a redução internacional da pobreza e o desenvolvimento social;
  • Promover a troca de informação trilateral, melhores práticas internacionais, tecnologias e habilidades, assim como cumprimentar os respectivos esforços de sinergia coletiva;
  • Promover a cooperação em diversas áreas, como agricultura, mudança do clima, cultura, defesa, educação, energia, saúde, sociedade de informação, ciência e tecnologia, desenvolvimento social, comércio e investimento, turismo e transporte.


O Fórum de Diálogo IBAS promove consultas regulares nos níveis de Oficial Sênior (Pontos Focais), Ministeriais (Comissões Mistas Trilaterais) e Chefes de Estado e/ou Governo (Cúpula) e também facilita a interação entre acadêmicos, iniciativa privada e outros membros da sociedade civil. Para atingir seus objetivos, o Fórum criou 10 Grupos de Trabalho e 3 Fóruns, entre eles o Fórum de Mulheres, que se reúnem imediatamente antes das reuniões ministeriais ou das Cúpulas.


Fórum de Mulheres

O Fórum sobre o Desenvolvimento da Mulher e a Igualdade de Gênero reúne-se com o objetivo de fortalecer a participação das mulheres e reconhecer a contribuição fundamental delas para o desenvolvimento social, econômico e cultural de Índia, Brasil e África do Sul.

As áreas de cooperação identificadas pelo Fórum são: 

  • políticas macroeconômicas inclusivas;
  • financiamento para o empoderamento da mulher;
  • participação das mulheres em cooperativas;
  • capacitação;
  • combate à violência;
  • trabalho em cooperação com a sociedade civil.


A I Reunião do Fórum de Mulheres foi realizada em outubro 2007, em Joanesburgo, à margem da II Reunião de Cúpula do IBAS. Na declaração da Cúpula, os líderes saudaram e apoiaram o lançamento deste “Fórum” e reafirmaram o compromisso com a promoção da igualdade de gênero e dos direitos das mulheres.

Em outubro de 2008, à margem da III Reunião de Cúpula do IBAS, em Nova Delhi, realizou-se a II Reunião do Fórum de Mulheres, que adotou um Memorando de Entendimento entre os governos do Brasil, da Índia e da África do Sul sobre Cooperação na Área de Programas para o Desenvolvimento da Mulher e Igualdade de Gênero e formalizou a constituição de um “think tank”. Para essa II Reunião, organizou-se uma preparatória, em maio de 2008, na cidade do Cabo. Além disso, no âmbito do Fórum de Mulheres, a SPM organizou em Brasília, em julho de 2008, o seminário “Gênero e macro- economia - uma abordagem feminista” no qual se discutiram questões ligadas ao desenvolvimento, à produção e à reprodução da vida.

Nos dias 14 e 15 de abril de 2010, foi realizado, em Brasília, o III Fórum de Mulheres Índia-Brasil-África do Sul (IBAS), por ocasião da IV Cúpula do IBAS, para considerar os efeitos da violência e da crise econômica nas populações das nações do IBAS, particularmente das mulheres de Índia, Brasil e África do Sul.

Documentos

 

Publicações

capa_ibas_10.jpg  Macroeconomia e Gênero: uma abordagem feminina - um diálogo entre Índia, Brasil e África do Sul - Edição 2010.

 


voltar.jpg