Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Diversidade das mulheres

Diversidade das Mulheres

As mulheres não formam um grupo homogêneo. Cada mulher reúne em si outras diversas identidades, diferentes culturas, etnias, orientações sexuais, idades, credos, cores e outras características. Quando as diferenças são transformadas em desigualdades, tornam-se necessárias políticas públicas específicas de promoção de igualdade de direitos e enfrentamento às desigualdades.

A Coordenação Geral da Diversidade, no âmbito da SAIAT, planeja e articula ações para incorporar a diversidade das mulheres nas políticas públicas desenvolvidas pela SPM e por outros Ministérios. São segmentos prioritários nestas articulações: negras e quilombolas, LBT (lésbicas, bissexuais e transexuais), mulheres com deficiência, indígenas, jovens e idosas.

 A Coordenação também propõe diretrizes referentes à diversidade nos Estados, Distrito Federal e Municípios, além de organizar e sistematizar dados e informações sobre as mulheres em sua diversidade.

Eixos de atuação:

Promover e fortalecer a incorporação das especificidades dos diversos segmentos de mulheres nas políticas públicas

Busca a transversalidade de gênero nas políticas desenvolvidas pela SPM e pelos Ministérios de variados setores, considerando as especificidades das mulheres com deficiência, LBT (lésbicas, bissexuais e transexuais), negras e quilombolas, indígenas, jovens e idosas. A Coordenação Geral da diversidade atua em articulação com seus parceiros estratégicos (SDH/PR, SEPPIR/PR, Funai/MJ, SNJ/SG, MS, MINC).

Apoiar o protagonismo, a formação e o fortalecimento dos segmentos prioritários de mulheres no desenvolvimento de políticas públicas

Promove e apoia ações como seminários, encontros e oficinas por meio de convênios ou inciativa própria em articulação com outros órgãos.