Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Poder e participação política

Poder e participação política

A Secretaria de Políticas para Mulheres, cuja atuação é guiada pelo compromisso de combater as desigualdades de gênero, tem enfrentado o desafio de promover o fortalecimento e a participação das mulheres nos espaços de poder e decisão de forma ampla, com base no entendimento de que a sub-representação das mulheres nos espaços de poder e decisão tem diversas causas. Portanto, as mudanças devem ser promovidas em variadas esferas sociais: culturais, educacionais, legislativas e institucionais.

Além disso, a SPM não atua de forma isolada, mas em articulação com outros órgãos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para tentar reverter o quadro de sub-representação, em especial para assegurar o cumprimento da legislação referente às cotas de candidaturas para mulheres.

Nesse espaço, você poderá ler sobre algumas causas da sub-representação política feminina e terá acesso a parte da literatura que discute, teórica e empiricamente, por que isso acontece e de que formas esse fenômeno se manifesta. Também poderá acessar dados que ilustram a desigualdade política de gênero e, sobretudo, saberá o que a SPM tem feito para reduzi-la.