Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Violência contra a Mulher > Programa "Mulher, Viver sem Violência" > Campanhas continuadas de conscientização

Campanhas continuadas de conscientização

por SPM publicado 27/01/2015 15h05, última modificação 28/01/2015 14h30

O Programa prevê a realização de campanhas de conscientização em consonância com a Política Nacional, que, no eixo preventivo, busca implementar ações que desconstruam os mitos e estereótipos de gênero e modifiquem os padrões sexistas, perpetuadores das desigualdades de poder entre homens e mulheres e da violência contra as mulheres.

Entre as campanhas realizadas no âmbito do Programa, destacam-se:

2014: “Violência contra as Mulheres - Eu ligo” - A ação busca estimular as pessoas em geral, e não só as mulheres que sofram violência, a não tolerar a violência contra elas. A Central de Atendimento 180, conforme previsto no Programa Mulher: Viver sem Violência, tornou-se também um disque-denúncia. Essa iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres, em parceria com o Ministério das Cidades e a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR), também engloba o Clique 180, ferramenta criada pela ONU Mulheres que amplia as opções disponíveis para o atendimento da população em casos de violência. Agora é possível realizar denúncias por meio de aplicativos para celular. Veja o vídeo da campanha.

2013: “Quem Ama Abraça – Fazendo Escola” - Após o sucesso, medido pela repercussão e multiplicação da campanha em todo o Brasil em 2011, a campanha 2013/2014 visa o fortalecimento do espaço escolar (interna e externamente) como campo privilegiado para a reflexão e a superação das diferentes formas de violência contra a mulher – simbólicas ou explícitas – presentes no cotidiano das crianças e jovens. A iniciativa também integra as ações de sensibilização e conscientização sobre direitos do Programa Mulher: Viver sem Violência, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR). Saiba mais.

2012 /2013/2014: Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha – A lei é mais forte – É uma ação permanente que tem por objetivo unir e fortalecer os esforços nos âmbito municipal, estadual e federal para dar celeridade aos julgamentos dos casos de violência contra as mulheres, bem como garantir a correta aplicação da Lei Maria da Penha. A ação é produto de iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres, em cooperação com o Poder Judiciário, o Ministério Público e a Defensoria Pública. O portal disponibiliza notícias, legislação, biblioteca e estatísticas sobre o cumprimento da Lei Maria da Penha e violência contra as mulheres, entre outras informações. Saiba mais.