Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CNDM promove posse de 37 conselheiras

Notícias

CNDM promove posse de 37 conselheiras

Discurso representativo da sociedade civil é proferido por transexual em cerimônia de posse

por publicado: 14/06/2018 12h09 última modificação: 14/06/2018 12h11

Aconteceu nesta quarta-feira (13/06), no Palácio do Planalto, a Cerimônia de Posse do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), que efetivou o resultado das últimas eleições do colegiado, com mandato de 3 anos. Ao total foram empossadas 21 conselheiras da Sociedade Civil e 16 representantes indicadas pelo Governo, ficando pendente apenas 4 assentos que serão eleitos pelo grupo em reunião a ser realizada, conforme estabelece o decreto presidencial 8.202 de 2014. 
O evento foi conduzido pela Secretária Nacional de Políticas para Mulheres (Interina), Aparecida Moura que destacou a história do conselho e a luta das mulheres. O Ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, também prestigiou e saudou às novas conselheiras. 
A novidade ficou por conta do discurso da sociedade civil, representada com destaque na cerimônia pela Chopelly Santos, que reforçou a representatividade das transexuais “a Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais), uma sociedade que existe há 25 anos agradece e fica muito feliz por presenciar um dia histórico, onde pela primeira vez em 33 anos de existência do CNDM, uma mulher transexual é indicada para fazer uma fala na posse pela maioria das companheiras da sociedade civil”. 
Nadime Gasman, representante da ONU Mulheres no Brasil, ressaltou em seu discurso o salutar papel das conselheiras no processo de políticas públicas para mulheres. 
Além das autoridades mencionadas, a mesa diretora, contou com a presença da Secretária-Executiva Adjunta, Viviane de Faria, a Presidente do Fórum de Mulheres do Mercosul, ex-senadora e ministra de Políticas para Mulheres, Emília Fernandes, a embaixadora do Instituto Avon, Luiza Brunet e a coordenadora-geral do CNDM, Andréia Araújo. 
O CNDM segue realizando a 52ª Reunião Ordinária, com destaque para apresentação do balanço das atividades do CNDM 2014-2017, panorama geral da SPM e seus programas.