Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nota de Repúdio - Torcedores

Notícias

Nota de Repúdio - Torcedores

por publicado: 20/06/2018 09h50 última modificação: 20/06/2018 11h58

As conselheiras do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM) vem a público expressar seu repúdio ao vídeo supostamente gravado na Rússia durante a Copa do Mundo de 2018, no qual torcedores brasileiros ridicularizam e expõem uma mulher estrangeira, por meio de palavras grosseiras, induzindo a vítima à uma situação de constrangimento.

Percebe-se, pelas reportagens e imagens que foram amplamente difundidas na imprensa nacional, nas redes sociais e em aplicativos, que a estrangeira não compreende o idioma português e é induzida a repetir as palavras, cujo significado aparenta desconhecer, tornando-se objeto de gracejos inaceitáveis.

O ato, uma demonstração de desrespeito, preconceito, machismo e falta de civilidade é lastimável e corrobora a existência de uma realidade de agressões físicas, verbais, psicológicas e morais a qual são submetidas frequentemente várias mulheres no Brasil e no mundo, o que reforça a importância de nossa luta pela igualdade de gênero.

O CNDM, como órgão maior na defesa da mulher se une às múltiplas manifestações de descontentamento das mulheres brasileiras ao referido vídeo e espera que os órgãos competentes adotem as providências necessárias contra os agressores. Nós, Conselheiras, esperamos que outras mulheres não se transformem em vítimas de atitudes intoleráveis desta natureza.

 

Conselho Nacional dos Direitos da Mulher

(Veja a composição do CNDM)

 

 

Apoiaram esta nota:

 

  1. Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Santa Catarina
  2. Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Lages - SC
  3. Conselho Municipal de Direitos Humanos de Picos - PI
  4. Fórum de Mulheres do Mercosul Brasil - SEÇÃO LAGES/SC
  5. Movimento Down e MAIS - Movimento pela Ação e Inovação Social
  6. Espaço Feminista Uri Hi, Movimento das Mulheres Negras da Floresta - Dandara
  7. Coletivo Lélia Gonzalez