Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Decisão do TSE que amplia cota de investimento foi celebrada em debate realizado pelo congresso

Notícias

Decisão do TSE que amplia cota de investimento foi celebrada em debate realizado pelo congresso

Participação das mulheres na política entra em pauta

por publicado: 24/05/2018 17h13 última modificação: 24/05/2018 17h18
Fotografia: Jane Araújo/Agência Senado

Fotografia: Jane Araújo/Agência Senado

 Nesta quinta-feira, 24/05, a Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres participou da mesa, organizada pelo Congresso Nacional, para discutir a inclusão das mulheres na política, considerando as eleições de 2018.  O encontro reuniu representantes de ONG, parlamentares e de organismos internacionais.

A advogada e ex-ministra do TSE, Luciana Lóssio, uma das convidadas do encontro, destacou a vitória da última terça-feira, 22/05, quando o TSE, após consulta encaminhada por 14 parlamentares, decidiu por unanimidade que os partidos devem repassar pelo menos 30% dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) para candidaturas de mulheres. A decisão contemplou ainda, cota mínima para o tempo de propaganda em rádio e TV.

A representante da ONU, Camila Almeida e a presidenta do Fórum de Mulheres do Mercosul, Emilia Fernandes, presentes no encontro, destacaram a importância de atuar pela equidade de gênero e apoiar as candidaturas femininas. Durante as discussões a situação do Brasil, que encontra-se atrás de países do Oriente Médio, foi abordada, bem como a urgente adequação dos partidos políticas em prol da igualdade entre homens e mulheres.

A coordenadora da bancada feminina, Soraya Santos, também relembrou a conquista da semana “foi emocionante presenciar a primeira Procuradora-Geral da República na justa defesa pela representatividade das mulheres na política”.

O público presente participou ativamente e alertou para o movimento de alguns partidos em recorrer da decisão do TSE. Algumas questões sobre políticas públicas para mulheres também foram alvos do debate.

A secretária Nacional de Políticas para Mulheres Interina, Aparecida Moura, parabenizou as parlamentares pela conquista que beneficiará candidatas este ano e se colocou à disposição dos movimentos sociais, do poder legislativo para ampliar o diálogo e fortalecer a pauta. Aparecida Moura aproveitou a ocasião para convidar todas para a reunião do Fórum Nacional de Instâncias Partidárias que acontecerá em junho.

Além da secretária interina, pela SPM, participaram, enquanto ouvintes, duas coordenadoras gerais relacionadas a temática, Irina Storni e Ester Paula.