Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SPM participa de seminário em Rondônia para ampliar defesa dos direitos das mulheres e o enfrentamento à violência

Notícias

SPM participa de seminário em Rondônia para ampliar defesa dos direitos das mulheres e o enfrentamento à violência

por publicado: 26/08/2017 00h00 última modificação: 28/08/2017 15h08

A secretária de Políticas para as Mulheres, Fátima Pelaes, participou ontem (25) do Seminário Estadual de Políticas Públicas de Mulheres: Avanços e Desafios, em Porto Velho (RO).

A presença da SPM foi a convite da deputada federal Marinha Raup, uma aliada na luta em defesa dos direitos das mulheres. A parlamentar está à frente da reivindicação pela implantação da Casa da Mulher Brasileira em Rondônia.

Fátima Pelaes concordou com o Ministério Público e com o Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres sobre a necessidade de criação de, ao menos, mais 10 conselhos em municípios de Rondônia e de construção de uma unidade da Casa da Mulher Brasileira em Porto Velho.

O Seminário abordou temas como o feminicídio, direitos e proteção da mulher no Estado, empreendedorismo, políticas de saúde, violência obstétrica, e outros voltados ao tema central: políticas voltadas para as mulheres.

Para apontar um caminho concreto, a secretária apresentou aos participantes a Rede Brasil Mulher, uma ampla mobilização nacional para promover a igualdade de direitos entre homens e mulheres e o enfrentamento à violência contra as mulheres.

“Nós queremos o engajamento de todas as ações de Rondônia voltadas para as mulheres porque a Rede Brasil Mulher tem o objetivo de conectar mulheres, homens e assuntos numa rede de suporte, apoio, fortalecimento e empoderamento feminino”, diz Fátima Pelaes.

Estiveram no evento representantes da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seas) e demais órgãos responsáveis pela criação de políticas e manutenção dos direitos das mulheres, como as prefeituras municipais, secretarias, conselhos, representantes da câmara de vereadores e assembleia legislativa, além de organizações não governamentais.