Você está aqui: Página Inicial > Sobre > A Secretaria > Secretaria de Articulação Institucional e Ações Temáticas - SAIAT

Secretaria de Articulação Institucional e Ações Temáticas

por Jadermilson Silva dos Santos publicado 06/12/2013 09h53, última modificação 13/06/2016 11h49

 

A SAIAT trabalha pela autonomia crescente das mulheres, assim como pelo exercício e a ampliação dos seus direitos, mediante a inclusão da perspectiva de gênero em políticas públicas voltadas para relações de poder, participação política, educação, cultura, saúde e diversidade. Sua atuação é diversificada e busca atender às demandas que possam alterar estrategicamente a vida das mulheres, particularmente quanto à sua condição de subordinação.

Os programas e as ações da SAIAT contemplam a diversidade das pessoas e das famílias em toda a sua riqueza, abandonando ideias reducionistas e preconceituosas sobre gênero e estrutura familiar, tais como, por exemplo, a da família ideal. Priorizam, ademais, mudanças de atitude frente aos processos sociais que contribuam para alterar as relações desiguais de poder e de subordinação ainda impostas às mulheres. Isso significa trabalhar tanto a dimensão subjetiva quanto a objetiva dos/das formuladores/as de políticas públicas.
 

Para o desenvolvimento e a implementação dos seus programas e ações, a SAIAT mantém estreito contato e cooperação com os Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres – OPMs e outros órgãos governamentais da esfera dos Executivos federal, estaduais, municipais e do Distrito Federal, bem como com os movimentos sociais e diversas organizações não governamentais – ONGs nas suas áreas de atuação.  
 

A SAIAT é constituída pelas seguintes coordenações:

• Coordenação das Relações de Poder e Participação Política

• Coordenação-Geral de Programas e Ações de Educação e Cultura

• Coordenação-Geral de Programas e Ações de Saúde 

• Coordenação-Geral da Diversidade

 

Estrutura Organizacional (organograma)

Regimento Interno (Art. 32)

 
 

voltar.jpg